Por que usar desodorante caseiro e três receitas

Os antitranspirantes que encontramos no mercado e farmácias podem conter ingredientes prejudiciais à saúde. Além disso, eles demandam a produção de embalagens de plástico ou aerosol de uso único. Por isso, pessoas preocupadas com a saúde e em reduzir a produção de lixo procuram alternativas como o desodorante caseiro.

O parabeno, que pode ser encontrado em desodorantes e antitranspirantes, é potencial causador de alergias e disruptor endócrino, pode mexer com a fertilidade e a tireóide, de acordo com a dermatologista Maria Clara Couto, entrevistada pelo jornal O Globo.

Lá no site do Globo tem uma receita de desodorante natural com 7 ingredientes, incluindo  óleo de coco. 

Há estudos que relacionam alumínio ao câncer em ratos, e não há estudos com humanos que comprovem isso, afirmou o mastologista Antonio Frasson ao portal da Veja.

Outro dia contei no meu instagram que eu faço meu desodorante em casa e algumas pessoas pediram a receita, então resolvi postar aqui.

20190223_122408.jpg

Eu gosto dela pois é simples, tem apenas 3 ingredientes que você talvez já tenha em casa e é relativamente barata. Digo relativamente porque tem óleo de coco, que é o maior “investimento inicial” mas que rende pelo menos 3 receitas (sem contar que vai também pra outros usos em casa).

É possível comprar todos os ingredientes sem plástico (pelo menos qui em SP). O amido de milho vem em embalagem de papel, o bicarbonato pode ser comprado a granel e o óleo de coco vem em vidro reutilizável.

20190325_162546.jpg

Ingredientes:

2 colheres de amido de milho 
1 colher de bicarbonato de sódio
2 colheres de óleo de coco 

No frio essa receita funciona bem exatamente assim, é só aquecer o óleo pra ficar líquido, misturar os ingredientes no potinho e pronto. No calor com o óleo líquido o tempo todo eu costumo colocar um pouco mais dos sólidos, na mesma proporção da receita, para ficar mais grossinho.

20190325_163304.jpg

Essa receita foi feita com base na da Lauren do site Trash is For Tossers, só que eu só usei o que eu tinha e deu certo. Caso queira a receita original já traduzida, é essa abaixo.

Ingredientes:

2 colheres de farinha de araruta
1 colher de bicarbonato de sódio
1 colher de óleo de coco
1 colher de manteiga de karité

É só misturar e colocar num potinho.

Fazemos aqui em casa também um desodorante de receita da Bela Gil (aqui em vídeo). Ela tem apenas três ingredientes também:

Leite de magnésia – que age como anti-transpirante
Gotas de óleo essencial (eu uso alecrim, acho que tem mais cheiro de desodorante,  Bela conta que usa lavanda)
Um pouco de água

Para essa receita você precisa também de um potinho de spray onde coloca todos os ingredientes. Nesse sentido é a mais prática. Na hora de usar é bom agitar.

Dica sobre o óleo de coco: eu uma vez vi que no fundo do pote haviam uns pontinhos brancos e pensei que o óleo estava estragado com fungos. Mas pesquisei e vi que isso é só um sinal de que o óleo está ficando sólido. Esquentei e os pontinhos desapareceram.