A forma mais eficiente de economizar água pode não ser a que você imagina

Você sabia que a maior parte do seu consumo de água é fora de casa? Não estou falando do que você gasta no trabalho ou lazer, e sim do que é gasto em produtos antes que eles cheguem até você.

No Brasil, temos apenas cerca de 5% da “pegada hídrica” (quantidade de água gasta direta ou indiretamente) em casa, com consumo de água na cozinha e no banheiro, de acordo com a Sabesp. A empresa informa ainda que os demais 95% estão relacionados com o que compramos no supermercado, especialmente produtos agrícolas.

Isso quer dizer que há formas muito mais eficientes de economizar água do que reduzindo alguns minutos no banho ou fechando a torneira. Não se deve desperdiçar água em casa, mas, dá pra conseguir uma economia maior ainda quando você muda alguns itens na sua lista de compras, principalmente os de alimentação.

Veja e compare a pegada hídrica de alguns itens:

1 kg de carne bovina: 17.500 litros de água

1 camiseta de algodão: 2.700 litros de água

1 Banho de ducha de 15 minutos: 135 litros de água

5 minutos de torneira um pouco aberta: cerca de 12 litros de água

1 Kg de arroz: 2500 litros de água

1 Kg de laranja: 560 litros de água

 

Caso você pesquise por outras frutas e vegetais irá confirmar a grande diferença no consumo de água, coloquei alguns aqui para comparação.

Deu pra perceber que reduzir a carne é uma das formas mais eficientes de economizar água. Por isso, ter uma alimentação vegetariana pelo menos um dia na semana é uma das principais orientações da ONU para combater mudanças climáticas:  além da pegada hídrica, “milhões de acres de floresta tropical úmida também são derrubados e queimados para transformar as terras em pastos para o gado”.