Brasil é o 4º maior gerador de lixo plástico no mundo

O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países que mais geram lixo de plástico no mundo, de acordo com levantamento da WWF feito com dados do Banco Mundial. O país produz mais de 11 milhões de toneladas de plástico por ano, sendo que apenas 1,28% são reciclados. A maior parte do volume, cerca de 7,7 milhões de toneladas de plástico, são os aterros sanitários. Outros 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartados de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto.

Estados Unidos, Índia e China são os três primeiros colocados no levantamento, que considerou a produção de mais de 200 países.

“No Brasil, a maior parte do lixo marinho encontrado no litoral é plástico. Nas últimas décadas, o aumento de consumo de pescados aumentou em quase 200%. As pesquisas realizadas no país comprovaram que os frutos do mar têm alto índice de toxinas pesadas geradas a partir do plástico em seu organismo, portanto, há impacto direto dos plásticos na saúde humana. Até as colônias de corais – que são as ‘florestas submarinas’ – estão morrendo. É preciso lembrar que os oceanos são responsáveis por 54,7% de todo o oxigênio da Terra”, afirma Anna Carolina Lobo, Gerente do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil.