Rede de supermercado troca embalagens de isopor por material biodegradável

O GPA, controlador das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, anunciou que fará a substituição de 100% de suas bandejas de isopor utilizadas em produtos hortifrúti (frutas, verduras e legumes) das marcas próprias, Taeq e Qualitá, para uma solução 100% biodegradável. A mudança começa em maio de 2019 e deve ser concluída em um ano.

Com a troca, a rede deixará de utilizar, por mês, 600 mil bandejas de plástico –  isopor, PVC e PET, entre outros. O isopor é um material reciclável, mas pouco reciclado. Quando descartado no meio ambiente, pode levar 150 anos para se decompor.

Outra medida que o grupo anunciou é que as embalagens de ovos de suas marcas, hoje de plástico, também serão substituídas pela nova solução.

A nova embalagem, desenvolvida a partir de uma tecnologia inédita é desenvolvida com caixas de celulose e amido, pela empresa Tamoios Tecnologia. De acordo com o GPA, elas são 100% livres de petroquímicos e aditivos tóxicos e totalmente biodegradáveis. Ao ser descartada, a nova embalagem leva até seis meses para ser totalmente degradada.