2 aplicativos para compartilhar em vez de consumir

Aquele antigo relacionamento entre vizinhos, que incluía trocas e empréstimos, pode estar se tornando menos comum com as rotinas corridas e a impessoalidade das relações. A tecnologia talvez tenha colaborado pra isso, nos mantendo mais próximos online e distantes offline. Mas alguns aplicativos surgiram pra aproveitar a tecnologia para conectar de novo as pessoas e retomar relações de troca e empréstimo.

Afinal, faz sentido que todo mundo tenha uma furadeira, mesmo que para usar uma vez no ano, no muito, que compre um quilo de açúcar sendo que só precisa de uma xícara e o resto vai ficar estragando em casa? Ou faz mais sentido que coletivamente façamos um melhor uso de coisas? Para resgatar conexões e fazer um uso mais racional de objetos e também do conhecimento, surgiram os aplicativos abaixo.

  1. Tem açúcar 

Ele usa a localização do seu celular e te coloca em contato com os moradores próximos que estão no app. Assim, quando você precisar de algo que está em falta na sua casa, pode pedir aos vizinhos. Os perfis são ligados aos de outras redes sociais e avaliações são agregadas, para dar mais segurança aos usuários. O aplicativo pretende também unir pessoas por interesses, como corrida ou jardinagem. Disponível para IOS e Android

  1. Beliive

O aplicativo conecta pessoas que querem compartilhar seu tempo e conhecimento. Assim, por exemplo, se você é bom em organização, pode fazer isso para ajudar alguém e, em troca, receber um crédito para receber uma aula de inglês, entre outras inúmeras trocas possíveis. O aplicativo está disponível para Android e IOS.